Sítio Eletrônico - agência digital - domínios, hospedagem, sites, comércio eletrônico, sistemas, meios de pagamento, mais...
logotipo LeiteQuente.com
desde 1999
Santa Rosa - RS
Inicial Cidade e região Classificados Colaboradores Colaboradores eventuais Eventos Fale Conosco Notícias & ?!# Saída Sobre
Usuário(e-mail):
Senha:
Meu Cadastro
|cadastre-se e receba informativos do site| para comentários, faça o login|

A Polícia e o recente cúmulo do absurdo

/Colaboradores/Archimedes-Marques/A-Policia-e-o-recente-cumulo-do-absurdo/
21/05/2010 18:23 sex

O Brasil assistiu atônito e incrédulo, a divulgação na imprensa televisada, falada, escrita e virtual, sobre um fato policial diferente dos tantos outros relacionados ao mesmo tipo penal que ocorre diariamente em todo lugar: O roubo ocorrido contra uma comerciante no interior de São Paulo certamente teria passado despercebido se não tivesse ocorrido dentro de uma Delegacia de Polícia, em tese, um dos lugares mais seguros que há.

A cidadã de posse de uma quantia superior a R$ 13 mil reais acondicionados em sua bolsa, teria se dirigido até a Delegacia de Salto, na região de Sorocaba, em São Paulo, no sentido de registrar uma ocorrência policial dando conta de que o seu número de telefone celular estaria clonado, e ali, na sala de espera, fora abordada por um marginal que tomou à força a sua bolsa.

Desprende-se das diversas reportagens que o delinqüente que provavelmente vinha seguindo a comerciante desde a retirada da referida quantia em banco, agrediu e roubou a bolsa da vítima, tudo isso ocorrido no interior dessa Delegacia de Policia em que estavam presentes, além de outras pessoas comuns, três funcionários, provavelmente dos quadros da Policia Civil daquele Estado, que assistiram imóveis e sem esboçarem quaisquer tipos de reação ao ato criminoso que lhes eram obrigatórios devido às suas supostas funções policiais inerentes.

Consta que a vítima reagiu ao assalto e chegou a entrar em luta corporal com o seu agressor por duas vezes, dado ao fato de que na primeira investida ela teria levado a melhor e conseguido jogar a sua bolsa por cima do balcão justamente para onde estavam dois funcionários da Delegacia, destarte, que na segunda investida e tentativa para retomar a sua bolsa das mãos do bandido que ainda tivera tempo suficiente para pular o balcão de ida e volta, fora a  vítima refreada da sua ação pela voz do marginal que ordenara ao seu comparsa que estava do lado de fora do recinto para atirar na mesma, fato que não ocorreu.

Momentos depois, a reativa e corajosa vitima ainda indignada, e com toda razão, desabafou para um canal de televisão que cobriu o fato:

- O Escrivão depois disse que não intercedeu porque ele achou que era uma briga de marido e mulher. Eu achei o cúmulo do absurdo. Fosse briga de marido e mulher, fosse briga de vizinho, o mínimo que eles podiam fazer era intervir. Eu posso ser assaltada no supermercado, na rua, no cinema, na praça, na calçada, no portão da minha casa, mas nunca dentro de uma Delegacia.

O trabalho do Policial é árduo, perigoso e estressante, por isso, exige prudência, perseverança, amor a profissão e capacidade de concentração aguçada com equilíbrio e razoabilidade nos seus atos para que não ocorram os deslizes, mas nesse fato, se é como fora pintado, teriam realmente os referidos servidores obrigação de intercederem no evento criminoso mesmo que se isso valesse as suas próprias vidas.

Tal fato altamente negativo atinge em cheio todas as Instituições policiais do nosso país, vez que o povo nunca faz distinção entre as polícias. Para a esmagadora parte da população a Polícia é uma só e dela todos esperam a proteção devida conforme estabelece a Constituição Federal.

É evidente que os três funcionários que estavam presentes na Delegacia devem ser investigados com toda a isenção ou rigor possível pela Corregedoria de Policia Civil de São Paulo, dando-lhes todos os direitos de ampla defesa inerentes e, se forem considerados culpados, punidos na forma das Leis Administrativa e Penal.

É evidente também que a vítima deve ser reembolsada do seu prejuízo financeiro pelo Estado, não com um processo demorado e burocrático que leva anos para resolução com recursos e tudo mais, e sim, através de uma Ação rápida que restabeleça a vítima e ao povo o respeito pelas nossas instituições públicas, vez que de resto, ao plano geral, no fundo, o Estado é o principal responsável por tal ocorrido por não dispor de Policiais suficientes para guarnecer a Delegacia.

Do crime de roubo praticado por tais marginais, que pode decorrer outros crimes inerentes aos funcionários públicos presentes demonstram a vulnerabilidade existente em nossas Polícias. Não só na Polícia Civil daquele Estado, mas em todas as Polícias do Brasil que foram corroídas por várias eras, em diversos Governos passados.

A segurança pública sempre foi esquecida e sucateada através dos anos. As Polícias sempre foram relegadas ao segundo plano, principalmente no que tange a valorização profissional dos seus membros. Com raras exceções, poucas conquistas foram alcançadas pelas classes policiais em alguns Estados da Nação.

O tempo passa e com ele a nossa credibilidade perante a opinião do povo vai ficando cada vez mais distante, com isso as nossas lutas são inglórias. Os nossos Projetos de Emendas a Constituição se arrastam por anos a fio no Congresso Nacional sem solução alguma. O povo já não confia mais na sua Polícia e, fatos negativos como esse assalto dentro de uma Delegacia de Polícia nos leva cada vez mais para baixo.

Com a credibilidade policial em baixa aumentam-se as estatísticas enganosas colocando os níveis da violência urbana em melhores patamares, quando na verdade é o contrário, pois o povo deixa de registrar principalmente ocorrências de fraudes, furtos e roubos por não mais acreditar na sua Polícia.

Com isso os Governos repassam esses dados não condizentes como se verdadeiros fossem para o povo enaltecendo as suas gestões de segurança pública e até gastando fábulas com propagandas baseadas em erros, não por números maquiados, e sim em decorrência da falta absoluta de confiança da população nas ações policiais.

Diante da real falta de credibilidade e da perda da confiança do povo nas ações da sua Polícia com o conseqüente desleixe estatal para com as nossas instituições, devemos, pois, lutar por uma Polícia verdadeiramente forte, por uma Polícia única como ótima opção para resolução da problemática.

O tempo de briga por moedas e migalhas deve ficar para trás. Devemos recolher as nossas desavenças, esquecer de vez as  medições de poder ainda existente entre as Polícias Civil e Militar, que fazem com que fiquemos com forças divididas e partir para uma luta mais sólida e dignificante.

Nós somos agentes de transformação social e não somos analfabetos políticos nem tampouco devemos pensar em desestabilizar governo algum, devemos sim, lutarmos para mostrar a nossa grandeza através da habilidade porque também entendemos de técnicas dialógicas e não só do combate ao crime pela força.

Devemos lutar pelo que merecemos através da perspicácia, pois assimilamos uma verdade que não é só nossa e sim da população que clama por uma segurança pública justa e eficaz.

Devemos lutar pela nossa valorização profissional de maneira zelosa porque discutimos sobre a sociedade e é dessa mesma sociedade o desejo de ter uma Polícia forte e eficiente para a conseqüente proteção do bem comum.

Para chegarmos a esse patamar superior, não devemos usar a linguagem beligerante nem tampouco arrogante ou desafiante, e sim, a linguagem inteligente do consenso para a recondução da razão instrumental em busca daquilo que achamos satisfatório para a possível Polícia unificada e ideal para o povo, pois é do povo a nossa razão de existência.

Juntos, resgataremos a nossa dignidade perdida, a confiança e a credibilidade do povo, pois passaremos a ser uma entidade policial verdadeiramente forte.

Comentários:
Para fazer comentários, faça o login.
Seja o primeiro a comentar!

A Hipocrisia e o Estigma da “Lei de Gerson”

14/01/2014 14:17

Vivemos em um país em que muitas vezes os valores se invertem, cidadãos imorais se tornam paladinos da moralidade, enquanto cidadãos de ilibada moral e reputação caem na vala comum. Até herói vira bandido e vice-versa.  É dentro desse contexto que agora refuto...


Uma insensata resolução na Segurança Pública de São Paulo

12/01/2013 14:53

Trocando em miúdos: o cidadão é assaltado, toma um tiro ou é barbaramente espancado pelo marginal e precisa de socorro urgente, daí chega a polícia, mas não pode socorrê-lo.


Lampião no Mundo das Celebridades

29/07/2012 19:38

Texto do jornalista Ancelmo Gois, do jornal O GLOBO, sobre o meu livro LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE


O proibido REXSPY

13/02/2012 10:39

No atual tempo, no tempo da internet e dos celulares, encontramos diversos programas, que hoje não estão agrupadas somente ao imaginário da ficção cientifica, nem tampouco são usados somente...


A liberação da marcha da maconha

20/06/2011 20:37

... a partir de agora, a livre manifestação de protestos e eventos públicos, como a marcha da maconha e tantas outras do gênero que queiram fazer, abre sério e grave problema para a nossa sociedade.


O velho tirocínio policial ainda sobrevive

07/05/2011 11:15
É no tempo da carreira da profissão de cada um que se desenvolve o drama da transformação para o alcance da sua melhor capacidade de discernimento.

Do massacre em Realengo nasce um herói policial

07/04/2011 22:49
O massacre que fez chorar todos os brasileiros e, porque não dizer, todas as pessoas de sentimento, deixa o país de luto e mostra também a vulnerabilidade em que todos vivemos.

O médico e o cangaceiro?

25/03/2011 15:22
A minha avó Helena Motta Marques, quando ainda com vida e lúcida, contava uma história ocorrida em Nazaré das Farinhas, cidade do sertão da Bahia, na madrugada do dia 27 de maio de 1929, época em que ela e o meu avô Archimedes Ferrão Marques, então médico

Drogas e AIDS em trágicos caminhos

04/03/2011 15:27
É desejo de todo o ser humano viver intensamente por muito tempo, aproveitar os prazeres da vida com alegria e disposição, conviver amistosamente com seus familiares e amigos, ir para onde bem quiser com liberdade e autonomia...

O fenômeno Bullying pode gerar malefícios irreparáveis e crimes diversos

25/08/2010 15:13
Na trajetória da vida nos deparamos com situações inusitadas e surpreendentes. Em algumas delas podemos agir, interferir e até mesmo remediar algo de errado, porém noutras, apenas lamentar.

A importância da Perícia técnica na investigação criminal

30/07/2010 19:21
A Polícia judiciária responsável constitucionalmente pela investigação criminal, investigação policial ou inquérito policial como queiram assim definir e que em verdade é tal instrumento a base, o alicerce, pelo qual o Ministério Público se fundamenta...

Velhos e novos métodos ou armadilhas usados para roubos e sequestros

08/06/2010 09:33
Assim como a Policia procura se modernizar com novos métodos de combate à criminalidade que sempre está em vertiginosa ascensão, os criminosos também se especializam e estudam sempre as novas maneiras...

A Polícia precisa da participação popular para melhor proteger o idoso

19/03/2010 09:58
A Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, mais conhecida como Estatuto do Idoso representa uma mudança significativa no sistema protetivo dessa vulnerável camada social, contudo, apesar de contar com mais de seis anos em vigor continua sendo pouco divulgada

De policial a travestido de Polícia

04/03/2010 10:38
Fruto de uma Sociedade em que cada vez mais se clamam pela probidade administrativa e que ainda se tem a Policia como delinqüente, está em meio às Instituições policiais a figura do digno policial...

Dissidência no tráfico de drogas gera campanha e guerra contra o crack

22/02/2010 10:43
... e agora até em contrariedade aos interesses de vários traficantes de drogas que em mudança de opinião, em discordância ao seu comércio já fazem campanha e iniciam guerra contra o seu uso.

O policiamento comunitário como um bom caminho para a paz social

18/02/2010 15:33
A paz no seio da sociedade é a aspiração, o desejo fundamental de toda pessoa de bom senso, entretanto, só pode ser atingida com a ordenação da potencialidade da comunidade em confiança e somação ao poder público em torno do ideal...

Um projeto que beneficiará o tráfico de drogas

10/02/2010 19:44
O crime organizado e o desleixe estatal fizeram com que o tráfico de drogas crescesse assustadoramente e tomasse conta dos morros, das favelas, das invasões, das periferias das grandes cidades do País.

Por uma inabalável Corregedoria de Polícia

26/01/2010 22:22
A sociedade brasileira sabedora dos seus direitos e das obrigações dos funcionários públicos exige cada vez mais transparência para todos os atos realizados pelos componentes das diversas classes e instituições que lhes prestam serviços essenciais.

O CRACK que não é um vivo CRAQUE

20/01/2010 20:30
Estamos em aguda e profunda crise urbana e social relacionada ao crack, essa droga avassaladora, aniquiladora e mortal que vem fazendo vítimas e mais vítimas diariamente em todo canto do nosso País.

O Delegado de Polícia além de ser um técnico do direito penal é o arquiteto da Justiça criminal

15/01/2010 16:24
O Delegado de Polícia funciona com exclusividade como o comandante da Instituição Policia Civil, da denominada Polícia Judiciária, ou seja, da Polícia que trabalha em auxilio da Justiça penal reprimindo e investigando o crime para levar o criminoso...

A Polícia comunitária é a essência da Polícia cidadã

01/01/2010 15:00
A nossa Carta Magna, a atual Constituição Federal de 1988 plantou a semente de uma nova Polícia, uma Polícia voltada para o povo, para efetivamente proteger o povo, para ser a guardiã das Leis Penais e da sociedade e, com o intuito principal de manter...

Uma Polícia efetivamente cidadã

28/12/2009 18:51
Parece ser tradição arraigada do povo brasileiro em generalizar que a Polícia é ineficiente, corrupta e corruptível, que todo policial é ignorante, arbitrário e irresponsável, quando na verdade, de uma maneira geral, tais entendimentos não passam de...

A Polícia e o dever da reciprocidade dos direitos humanos

18/12/2009 21:42
A Organização das Nações Unidas constituiu a Declaração Universal dos Direitos do Homem em 10 de dezembro de 1948 que logo ficou conhecida como sendo a Declaração da Humanidade vez que traz no seu bojo o ideal comum a ser atingido por todos os povos...

A necessidade da interatividade entre a Polícia e o povo

09/12/2009 22:35
Em um país em que a sociedade clama por uma segurança pública mais eficaz e mais presente, nota-se que o organismo estatal sente-se impotente e incapaz para debelar sozinho a crescente onda de violência que assola todos os lugares.

Drogas: o crack e os novos termos

01/12/2009 10:40
Antes de adentrarmos nos fatos e nas conseqüências do uso do crack peço permissão à língua portuguesa para usar duas palavras chave do tema, que na verdade são inexistentes no nosso dicionário, quais sejam: crackudo e vacilão.

POLÍCIA: Ordem, Fraternidade e Interatividade para a Paz Social

23/11/2009 11:02
Dentro de um País em que a sociedade clama por uma Segurança Pública mais eficaz e mais presente, nota-se que os organismos estatais sentem-se impotentes e incapazes para debelar a crescente onda de violência que assola todos os lugares.

A Polícia e a contramão do futuro PAT (Programa de Aceleração ao Tráfico)

18/11/2009 17:47
O Brasil vive momentos de recrudescimento da violência. O crime organizado anda arraigado com seus tentáculos espremendo o país como um polvo monstruoso e gigantesco para as suas presas.

A Polícia, a Legislação e o Poder Paralelo

09/11/2009 11:55
A extrema ousadia do tráfico dos morros do Rio de Janeiro ao abater um helicóptero da força Policial, trouxe à tona mais uma vez a problemática antiga, a ferida crônica de difícil extirpação, que é sem sombras de dúvidas, a questão do crime organizado...

A Polícia em proteção ao cidadão idoso

04/11/2009 12:01
“A comunidade não pode se acostumar à decadência e a estagnação como o peixeiro se acostuma ao mau cheiro da peixaria." (Gilberto Lems)

Agora, tanto o HOMEM quanto a MULHER pode cometer o crime de ESTUPRO

20/10/2009 09:13
A recente Lei Ordinária Federal nº 12.015, de 7 de agosto de 2009, traz no seu bojo profunda e inédita alteração no artigo 213 do nosso Código Penal, ao mesmo tempo em que acrescenta o artigo 217-A nesse Diploma, ambos relacionados ao crime de estupro.

CRACK: O “craque” do time da morte

13/10/2009 22:44
“O doce se torna amargo na medida em que o efeito do crack passa e a necessidade psicológica assim o pede de volta”. (Archimedes Marques)


Atrações do 31º Hortigranjeiros serão apresentadas em Jantar de Lançamento

| Economia/Desenvolvimento/Negócios
12/11/2014 18:09 qua

Resultado da consulta popular na Argentina reprova construção de barragens

| Geral
07/11/2014 15:11 sex

UPA tem 95% de aprovação

| Saúde
05/11/2014 11:08 qua

Rascunho de ciclovia?!

| Fernando Luís Saling
29/10/2014 11:39 qua

Prefeitura disponibiliza instruções sobre Resíduos da Construção Civil

| Clima/Tempo/Meio ambiente
28/10/2014 12:03 ter

Sol a Sol de Santa Rosa chega a sua 33ª edição

| Esportes
28/10/2014 11:31 ter

Vida & Saúde doa colchões

| Geral
24/10/2014 15:01 sex

Dia 24 de Outubro – Dia Mundial de Luta contra a Pólio e por Tratamento Digno a Pós Pólio

| Ari Heck
22/10/2014 14:54 qua

No Olho do Tornado

| Cinema
de 25 a 27/10/2014

Semana Rosa encerra com oficina

| Saúde
21/10/2014 10:13 ter

Novo horário de balsa em Porto Mauá / Alba Posse

| Cultura/Entretenimento/Turismo
21/10/2014 09:15 ter

Maria Inez Flores Pedroso no projeto Formação de Leitores da SMEC e EEEB Poncho Verde – Panambi

| Cultura/Entretenimento/Turismo
14/10/2014 17:38 ter

Começou a Semana Rosa Vida & Saúde

| Saúde
13/10/2014 16:14 seg

Jangada em protesto contra as barragens passou em Porto Mauá

| Geral
13/10/2014 15:53 seg

Desenvolvimento Sustentável dá destinação ao Lixo Eletrônica

| Clima/Tempo/Meio ambiente
13/10/2014 15:46 seg
MinhaPasta no LeiteQuente.com
Rede social MinhaPasta no LeiteQuente.com
MinhaPasta no LeiteQuente.com - O que é e como funciona
Quem já tem a sua pasta:
A pasta do editor do site


Últimas páginas na pasta:
Diálogos sobre o fim do mundo
30/09/2014 15:59 ter

Do Antropoceno à Idade da Terra, de Dilma Rousseff a Marina Silva, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro e a filósofa Déborah Danowski pensam o planeta e o Brasil a partir da degradação da vida causada pela mudança climática


Baguete - O gol que quase ninguém viu
18/06/2014 11:45 qua

Sabotagens e trapaças tomam internet
31/03/2014 17:45 seg

Entenda os principais pontos do Marco Civil da Internet
31/03/2014 17:43 seg

O grande legado de Dilma
31/03/2014 17:42 seg

World Wide Web faz 25 anos e promove a Web We Want
12/03/2014 10:48 qua

Keith Richards, dos Rolling Stones, publicará livro infantil sobre música - 11/03/2014 - Ilustrada - Folha de S.Paulo
12/03/2014 10:47 qua

Blackphone é celular Android 'blindado' contra espionagem. Até da NSA
16/01/2014 10:35 qui

Usuários móveis são alvo de crackers com 'golpe do suporte técnico'
16/01/2014 10:33 qui

Globos solares são capazes de captar energia até da Lua
15/01/2014 18:26 qua



Guias Dialig



Santa Rosa - Ijuí - Santa Cruz do Sul





Últimos comentários:
12/06/2013 18:34
Fernando Luís Saling
Algumas respostas de equações para resolver o problema: 1) oferta de salário = demanda por traba...
Sobre.: Prefeitura e entidades fazem segunda reunião para discutir falta de mão de obra qualificada

27/11/2012 08:58
Maria Regina Neitzke
Oi Savio, realmente no mundo de hoje parce que o que importa é a aparência. Falando de pessoas, te...
Sobre.: Porta, corrente e cadeado

04/10/2011 16:28
Tânia P.Souza
Tens razão, Roberto... ciclistas e ciclo vias são invisíveis para os motoristas em geral. Bom se...
Sobre.: Ciclista: esporte de risco



+a da
MagazineNando, TV, games, Xbox, informática, computadores, notebooks, cozinha, eletrônicos, tablets
Inicial Cidade e região Classificados Colaboradores Colaboradores eventuais Eventos Fale Conosco Notícias & ?!# Saída Sobre
Copyright © 1999 LeiteQuente.com - Sítio Eletrônico