No dia 11 de abril de 2013, será realizado em Porto Mauá, junto ao pavilhão da Festa dos Navegantes, às margens do rio Uruguai, um Seminário sobre barragens, com participação do MAB – Movimento de Atingidos por Barragens e da ELETROBRÁS que trará informações sobre o plano de construção das barragens de Garabi e Panambi.
O evento é promovido pelo MAB, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a Diocese de Santo Ângelo, com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Mauá.
Pela manhã, Assembleia da População Ameaçada pelas barragens Garabi / Panambi, sendo das 10 às 10h40min: mística, apresentação dos municípios, boas vindas, acordos coletivos, apresentação da Coordenadoria Regional dos Atingidos, das 10h40min às 12 horas: debate sobre as barragens Garabi / Panambi, com o tema: para quê e para quem? Com o professor Dorival Gonçalves Júnior – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), prof. Domingos de Carvalho Villela Júnior – Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), representantes dos ameaçados da Argentina e representantes das Usinas Hidroelétricas de Machadinho e Barra Grande.
À tarde, Seminário Informações da Eletrobrás sobre o Plano de Construção das barragens Garabi e Panambi, sendo das 13h30min às 14 horas: formação de mesa com autoridades e representantes de entidades / movimentos sociais do Brasil e Argentina, das 14 às 16 horas: informações de debate sobre o Complexo Binacional Garabi / Panambi, com Gilberto Cervinski - Coordenador Nacional do MAB, Egídio Schoenberger - Diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobrás, Raul Aramendy - professor da Universidade de Posadas / Argentina, representante da Secretaria Geral da Presidência (a confirmar) e representante do Grupo de Trabalho Garabi / Panambi – Governo do Estado do RS, das 16 às 17 horas tribuna livre e às 17 horas encerramento e encaminhamentos.
O objetivo do evento é proporcionar aos atingidos um espaço de debate e questionamentos com a empresa estatal brasileira responsável pela construção das obras, além de fortalecer a luta pela criação de uma política nacional de direitos das populações atingidas por barragens.
VILSON WINKLER
Jornalista MTB 14977
Oficial Administrativo
Prefeitura Municipal de Porto Mauá-RS
[email protected] ou [email protected]
(55) 3545 1146 (coml) ou 9613 1158
Para fazer comentários, faça o login.