De 13 a 19 de outubro será celebrada, em todo o Estado, a Semana da Alimentação, neste ano sob coordenação da Emater/RS-Ascar. A região de Santa Rosa programa uma vasta programação, inserida na proposta de valorização da agricultura familiar como a mais importante produtora de alimentos no país, uma vez que mais de 80% dos alimentos no Brasil são produzidos por este segmento.
A assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar em Bem-Estar Social, Vanessa Gnoatto, explica que o Dia Mundial da Alimentação, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), este ano tem como tema “Preço dos Alimentos, da crise à estabilidade”, a fim de chamar a atenção aos altos preços dos alimentos que contribuem para a insegurança alimentar de uma grande parcela da população mundial, atingindo principalmente as pessoas em vulnerabilidade social. A agricultura familiar, neste contexto, possui um papel fundamental no enfrentamento da fome e combate à pobreza extrema no mundo.
Entre as atrações da programação estão palestra sobre alimentação saudável e demonstração de pratos saudáveis, que ocorrem no dia 16 de outubro, em Roque Gonzales. O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar e Conselho Municipal de Clubes de Mães, ocorrerá entre 9h e 15h, na sala de reuniões do Conselho. Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (55) 3365-1365.
Um dos maiores eventos relacionados à Semana da Alimentação na região ocorre também no dia 16, em Boa Vista do Buricá. Em torno de 650 pessoas são esperadas no Fórum Pela Vida, que neste ano tem como foco a “Saúde Pela Alimentação”.
Ainda no dia 16, em Guarani das Missões, os visitantes da Tenda da Diversidade podem conferir atrações como a Mostra de Horta Suspensa - sob responsabilidade das Escolas Guaramano e Professor Antônio Jaskulsk -, produtos orgânicos, uso das plantas medicinais e cuidados com a saúde. O evento será realizado das 8h às 12h, na Praça João Paulo II. Haverá inicialmente a caminhada do Dia Mundial da Saúde, que partirá da Secretaria da Saúde até a praça onde estará estruturada a 1ª Tenda da Diversidade do Dia Mundial da Alimentação. O evento é uma promoção da Emater/RS-Ascar, NAAB, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde e Prefeitura Municipal.
Já no dia 17 de outubro, oficinas de sucos alternativos compõem a programação da tarde no Encontro Intermunicipal da Mulher, no Lonão da ExpoUbiretama, em Ubiretama.
A relação entre agricultura familiar e alimentação será tema de um ciclo de encontros com Clubes do Lar no município de Santo Cristo, durante todo o mês de outubro. Estão agendadas reuniões no dia 6, em Linha Bernardo; no dia 7, na Belinha Centro; e no dia 9, na Linha Doze de Maio. Além disso, 40 agricultoras santo-cristenses devem participar do Fórum Pela Vida em Boa Vista do Buricá.
Pirapó também se organiza para a Semana de Saúde pela Alimentação, com oficinas em sete comunidades rurais.
A assistente técnica regional em Bem-Estar Social, Lisete Maria Primaz, lembra que a Emater/RS-Ascar intensifica os trabalhos junto aos agricultores familiares, a fim de estimular a produção dos alimentos para o consumo da família, garantindo alimentos de qualidade e em quantidade suficientes para suprir as necessidades vitais dos seres humanos.
Durante todo o mês, o tema será abordado de forma transversal em Dias de Campo, programas de rádio e demonstrações de preparo de alimentos.
Outras informações sobre os eventos realizados na região podem ser obtidos pelo telefone (55) 3512-6665.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich
(55) 3512-6665
Para fazer comentários, faça o login.