O PMDB do Rio Grande do Sul oficializou neste sábado, 17 de janeiro, a criação do seu Núcleo de Tradições Gaúchas. A 1ª Convenção Estadual do mais novo setor partidário, realizada no Plenarinho da Assembléia Legislativa, reuniu peemedebistas de dezenas regiões e representou o pontapé inicial de um grupo que está entusiasmado em unir o culto às tradições gaúchas ao debate político. Originamente formado em Porto Alegre, em 15 de julho de 2007, agora o núcle se torna estadual e é pioneiro entre os partidos políticos.
Com introdução do historiador Nico Fagundes – que contextualizou formação do tradicionalismo Riograndense, em 1948, sob a liderança de personalidades como Paixão Cortes, Barbosa Lessa e Glauco Saraiva – a 1º Convenção também serviu para ampliar o debate sobre o Estatuto do Núcleo e eleger a comissão executiva que a partir de agora terá a função de criar uma unidade do núcleo em cada um dos 496 municípios gaúchos. “É importante o que acontece hoje aqui, é uma força que veio para ficar e que servirá de modelos para outras legendas políticas”, afirmou Nico Fagundes, que reforçou: “Dentro do PMDB, vamos incorporar as vantagens de cultuar as tradições gaúchas e fortalecer nossas raízes”.
Carlos Roberto Camargo, eleito presidente da Comissão Executiva e entusiasta da formação do Núcleo, destacou que depois de quase meio século de história o PMDB realiza um grande feito, que é formalizar a união do tradicionalismo à política, duas grandes paixões do povo gaúcho. “Estou maravilhado com o que aconteceu hoje, é um momento que entra para a história do nosso partido”, observou. Ele argumentou que a criação do núcleo representa apenas a oficialização de uma tradição que sempre esteve presente na alma peemedebista. “Ícones do nosso tradicionalismo como Nico Fagundes, Elton Saldanha e Rui Biriva são do PMDB”, arrematou.
André Carús, representando a executiva do PMDB/RS, alertou para a importância que o Núcleo de Tradições Gaúchas terá para o fortalecimento do partido. Carús destacou que a partir deste momento, formalmente constituído e reconhecido, o setor se expandirá em nível estadual e será mais uma força a estimular a formação de novos líderes, bem como o lançamento de candidaturas a partir das eleições de 2010. “O núcleo com a sua capacidade de integração e de trabalho, irá auxiliar e mobilizar a nossa base já nas próximas eleições”, enfatizou.
A 1º Convenção Estadual ainda contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre, professor Garcia, do vereador Pancinha, do secretário-geral do PMDB da Capital, Jaime Piment, do presidente do Movimento Negro gaúcho, Clóvis André da Silva, entre outros peemedebistas.
Comissão executiva estadual
Patrão (Presidente): Carlos Roberto Camargo (Porto Alegre)
1º Capataz (1º vice-presidente): Léo Ribeiro de Souza (São Franscisco de Paula)
2º Capataz (2º vice-presidente): Jaime da Silva (Butiá)
3º Capataz (3º vice-presidente): Marco Antônio Arend (Santa Rosa)
Sota Capataz (secretário-geral): Lourival dos Santos Carvalho (Barra do Ribeiro)
1º Sota Capataz (2º secretário): Magda Bueno (Porto Alegre)
Guaiaca (Tesoureiro) Tamiris Teixeira Machado (Rio Pardo)
1º Guaiaca (2º Tesoureiro): Carlos Edmundo Kuhn (Balneário Pinhal)
Xirú do Boliche (1º vogal): Darci Garato Nichinig (Porto Alegre)
Xirú das Falas (2º vogal): Pedro Paulo Gonçalves (Rosário do Sul)
Xirú das Pilchas (3º vogal): Clóvis Fernandes, o Gaúcho da Copa (Porto Alegre)
Xirú das Invernadas (4º vogal): Sinval José da Silva Júnior (Porto Alegre)
Capataz: José Alexandre Pereira (General Câmara)
2º Capataz Campeiro (1º Suplente): Luiz Antônio Krumel (Butiá)
2º Capataz Campeiro (2º Suplente): Ney Duarte do Amaral (São Borja)
3º Capataz Campeiro (3º Suplente): Deoclécio Mello (Cachoeirinha)
4º Capataz Campeiro (4º Suplente): Eduardo Cimirro (Porto Alegre)
Secretária-executiva: Leila Leite (Porto Alegre)
Secretária Especial: Adriana da Rocha Leite (Porto Alegre)
Para fazer comentários, faça o login.