Nesta sexta-feira, 03 de outubro, às 8 horas da manhã, o rio Uruguai está com o nível de 10,4 metros acima do normal, diminuído rapidamente.
Equipes da Secretaria de Obras estão realizando a limpeza das ruas que ficaram submersas e que estão com muito lodo. Neste momento, estão fazendo a limpeza nas redondezas da Aduana, na Rua Uruguai (Rua do Porto e prolongamento da ERS 344 que liga à Aduana. Estão sendo utilizados um carregador e caminhão tanque.
O retorno de travessia de balsa está prevista para este sábado, no primeiro horário da manhã, às 8h30min. Neste momentos está sendo retirado o barro dentro da Aduana, posteriormente será feita a limpeza da estrutura elétrica e posteriormente a colocação dos móveis e computadores.
No link serão postadas em instantes fotos e vídeos da limpeza que está sendo realizada neste momento.
Mais uma enchente de grande proporção em Porto Mauá
Na última sexta-feira, 26 de setembro de 2014, chegou da Barragem de Itá/SC um comunicado de alerta de que haveria previsão de grande precipitação pluviométrica em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, consequentemente haveria elevação do nível do rio Uruguai, chuvas estas que se confirmaram a partir de domingo, dia 28.
De domingo (28/09) até quarta-feira (01/10) choveu 243 mm em Porto Mauá. Em Santa Catarina foi um pouco superior.
Na terça-feira, 30, às 7h40min o nível já havia atingido 8m20cm. Com 8,5 metros acima do normal a Aduana Argentina já interrompeu as travessias de balsas, que poderiam ter sido realizadas com segurança até os 9,7 metros, como sempre ocorriam, portanto, foi realizada somente a primeira travessia no primeiro horário da manhã, ou seja, às 8 horas. À tarde, às 14 horas, atingiu o nível de 9,8 metros e às 16h45min havia atingido 11,6 metros.
Na quarta-feira, 01, às 8 horas da manhã, o nível havia atingido o nível de 14m75cm e às 12h30min atingiu o seu pico máximo de 15 metros, num percentual de 57% superior em Porto Mauá em relação ao Município de Itapiranga/SC, que é o município parâmetro para ver a que nível o rio chegará em Porto Mauá, comparativo estatístico que é realizado desde o ano de 1990, sendo que neste período nunca havia sido superior a 46%, ou seja, desta vez o percentual extrapolou a estatística, devido a excessiva precipitação que ocorreu ao longo do rio Uruguai e seus afluentes nos dois Estados, sendo que na enchente ocorrida em 29 de junho, que atingiu 19,77 metros, o percentual foi de apenas 35,5%.
O prefeito municipal Guerino Pedro Pisoni e servidores da Secretaria de Obras estiveram envolvidos na remoção de móveis dos estabelecimentos públicos, comerciais e em propriedades urbanas e rurais, inclusive na madrugada.
VILSON WINKLER
Jornalista MTB 14977
Oficial Administrativo / Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Porto Mauá-RS
(55) 3545 1146 (coml) ou 9613 1158
Para fazer comentários, faça o login.